Resenha: Quem é você Alasca?

setembro 25, 2013 Literoscópio 10 Comments

Quem é voce Alasca?
John Green
Editora Intrínseca
 Páginas: 229   
  
SINOPSE:

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

COMENTÁRIO:

Quem acompanha o blog deve ter visto que já postei uma resenha de "A Culpa é das Estrelas" (ACDE) do mesmo autor de "Quem é você Alasca?" e que eu gostei bastante deste primeiro livro, comecei a ler sobre Alasca, o Coronel, o Gordo, o Takumi ... e talvez por ter gostado bastante de ACDE fiquei um pouco desapontada no início. Parecia que o livro seria do início ao fim (apenas) uma narrativa sobre estudantes estadunidenses, eu até gosto disso, pois, a não ser que a minha vida escolar tenha sido a mais desinteressante de todas :P , os estudantes norte americanos tem suas peculiaridades. Mas bem ... convenhamos que faltava algo para essa história ficar realmente boa.

"Como sairei deste labirinto?"
O livro é dividido em duas partes. O antes e o depois. Comecei a ler e me perguntar qual seria o acontecimento que delimitava essas partes ... E foi quase no final da primeira que eu percebi o que estava prestes a acontecer, que eu entendi o porque da divisão do livro e que comecei a achar que a leitura realmente valeria a pena. Não posso falar muito mais que isso para não estragar a leitura de vocês. Só posso dizer que o livro é muito bom. Marquei ele com vários post-its pois tem diversas passagens "filosóficas" ou que simplesmente valem a pena reler ou parar para pensar a respeito. 
  
"Mas que diabos significa “instantâneo"? Nada é instantâneo. Arroz instantâneo leva cinco minutos, pudim instantâneo uma hora. Duvido que um instante de dor intensa pareça instantâneo." 
Como todos os livros da Intrínseca eu não tenho do que reclamar, mesmo não gostando de capas que tenham imagens de pessoas reais, essa capa me agradou bastante, e tem um tom de verde (amo verde) bem bonito. As páginas amareladas, grossas e com uma fonte muito boa para leitura.
P.S: Thay! Obrigada pelo presente S2

10 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

"Foi o Vinte de Setembro/ O precursor da liberdade."

setembro 20, 2013 Literoscópio 3 Comments


Sempre achei que as verdadeiras paixões são aquelas que não conseguimos explicar, podemos até tentar mas jamais será possível demonstrar a dimensão do sentimento. Estamos sempre tentando, mas é algo do inconsciente que não pode ser externalizado.

Hoje, 20 de setembro é feriado no Rio Grande do Sul. Popularmente conhecido como "Dia do Gaúcho" pois marcou o início da Revolução Farroupilha, mas, não estou aqui para falar em História até porque (infelizmente) nunca fui a mais dedicada a essa disciplina. Vim apenas falar sobre paixões. 

"Meu coração é pequeno
Porque Deus me fez assim
O Rio Grande é bem maior
Mas cabe dentro de mim"

Algumas coisas que me alegram, me encantam ... e que não tem um porquê: livros, Alemanha, escrever, música e é claro meu Rio Grande do Sul. Talvez digam que é por ter nascido aqui que tenho esse sentimento pelo estado, mas ouso dizer que não, conheço pessoas que não são naturais daqui e também compartilham desse encantamento. Para tentar justificar eu poderia dizer que é o clima gaúcho, o chimarrão nos finais de tarde, bebida que acompanha os gaúchos até quando estes viajam para outros cantos do mundo. As músicas com letras bonitas e ritmo que deixa qualquer um com vontade de dançar o chamamé ou uma vanera. As roupas dos peões e das prendas... Mas não é nada disso e ao mesmo tempo é tudo isso. É como eu disse ... paixão. Pura e simplesmente.

Fica aqui um convite aos leitores. Venham conhecer o Rio Grande e tomar um mate. Fica aqui também minha manifestação de orgulho por ter nascido neste estado, que não é nem melhor nem pior que qualquer outro, é simplesmente a minha querência amada.

 

3 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Sweet Twenty One ... Oh, wait!

setembro 16, 2013 Literoscópio 6 Comments

Algum dia ... o espermatozóide de cromossomo X, pertencente ao Sr. Carlos A. K., destacou-se do pelotão e alcançou um óvulo pertencente à Sra. Graziela E. D. K.

"Nove meses depois nascia Mônica Dobbert Kocourek."

Para quem já assistiu O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, o que foi escrito acima é uma adaptação tosca do que é dito no início do filme. 

O fato é que em 9 de Setembro de 1992, eu nasci. E em 9 de Setembro de 2013 completei 21 anos.  Coincidentemente, navegando pela internet caí numa página que tinha o seguinte texto "Síndrome dos 20 e poucos anos", muito adequado não?

"Dia a dia, você trata de começar a se entender, sobre o que quer e o que não quer. Suas opiniões se tornam mais fortes. Vê o que os outros estão fazendo e se encontra julgando um pouco mais do que o normal, porque, de repente, você tem certos laços em sua vida e adiciona coisas a sua lista do que é aceitável e do que não é. Às vezes, você se sente genial e invencível, outras… Apenas com medo e confuso."

 "De repente, você trata de se obstinar ao passado, mas se dá conta de que o passado se distancia mais e que não há outra opção a não ser continuar avançando. Você se preocupa com o futuro, empréstimos, dinheiro… E com construir uma vida para você. E enquanto ganhar a carreira seria grandioso, você não queria estar competindo nela."
Sempre fui de me questionar demais e viver de menos, quanta gente da minha  idade já está com a vida feita ou inteiramente certo do que quer? Quantos poetas românticos morreram entre os 19 e 21 e deixaram escritos maravilhosos? Não importa se eu fiz 21, se eu tivesse feito 18 ou 30 eu estaria com essa mesma dúvida "o que eu já fiz até aqui?" e "o que eu quero daqui pra frente?"

Talvez seja só a Síndrome dos 20 e poucos que me fez vir até escrever isso ... não sei ... haha. Só sei que o tempo está passando cada vez mais rápido, de vez em quando, quando me dou conta disso, me assusto ... paro e penso ... e sigo deixando o tempo passar ...!

Deixando os devaneios de lado!
Chamei os amigos mais queridos, que vão diminuindo com o tempo ... para comemorar comigo, abaixo algumas fotos (alguns não puderam vir) (: 

Ganhei um Martini, um livro, um batom, uma carteira, duas blusas!
As blusas e a carteira não aparecem na foto ... e a caneca que aparece, é só pra bonito uheuhe, pq ela é linda mesmo (Enfermagem)! 





6 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Resenha: Nada é Para Sempre #13

setembro 13, 2013 Literoscópio 4 Comments


Nada é Para Sempre
Ali Cronin
Editora Seguinte 
 Páginas: 272 
SINOPSE:
Cass é a namorada fiel. Ashley não leva nada a sério. Donna é festeira. Ollie é mulherengo. Jack é esportista. Rich talvez seja gay. Mas e Sarah? Os amigos sempre tiram sarro dela por ser certinha demais, mas ela só está esperando pelo cara certo e agora tem certeza de que o encontrou. Será que ele sente a mesma coisa? Ou tudo não passa de uma paixão de verão? Acompanhe o emocionante último ano de escola de quatro garotas e três garotos de dezoito anos.

COMENTÁRIO:

Como todos que gostam de ler e são compulsivos por comprar livros eu tinha 500 coisas para ler nessas férias, mas ... li muito pouco =/ e parecia que nada que eu tinha em casa era o que eu queria ler haha, acabei optando por esse livro que ganhei em um sorteio ano passado (: 

Acho que essa sinopse é muito simplista e não dá uma verdadeira visão da história do livro, pois fica parecendo que é apenas mais um romance adolescente. Ok, sim ... é um romance adolescente, mas eu gostei bastante e recomendo a leitura pois não é aquela coisa clichê e na qual tudo da certo no final (e não, isso não é um spoiler).

A estória começa na Espanha quando Sarah conhece Joe durante as férias, o restante se passa na Inglaterra onde coincidentemente os dois moram. Joe faz faculdade há algumas horas da cidade da protagonista o que dá margem para uma continuidade dessa paixão de verão. Aliás, como diz a sinopse, será que é apenas uma paixão de verão? O livro mostra a realidade de muitos adolescentes que estão prestes a sair da escola e entrando no mundo dos relacionamentos e descobrindo o sexo.

Tem muitas coisas que incomodam nos personagens, mas a gente acaba se identificando com eles. É mais uma leitura leve que eu recomendo para quem quer simplesmente deixar os problemas de lado e ler algo que não exija reflexões.

A capa é muito bonita, parece emborrachada tipo a capa de "Morte Súbita" sabem? Acho isso muito legal. As folhas amareladas, uma fonte boa de ler... Enfim, no quesito edição e diagramação não tenho do que reclamar ;)

Alguém já leu? O que acharam? Li algumas resenhas e as opiniões estão bem divididas! 

;*

4 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Moniitorando: The Return :P

setembro 01, 2013 Literoscópio 4 Comments

Mais uma vez estive tentada a deletar meu blog, felizmente eu pensei muito e cheguei a conclusão de que já fiz isso várias vezes mas sempre volto, porque de vez em quando eu preciso me afastar mas eu não vivo sem escrever por aqui, sem poder compartilhar minhas ideias e receber comentários, aliás, os comentários que recebi mesmo sem postar por um tempão foram de grande estímulo e ajuda, obrigada (:

A vida é uma coisa complicada, como ela gosta de dar voltas, de mudar, surpreender ... e eu infelizmente tenho dificuldade de lidar com isso, me deixo abater facilmente pelas coisas e quase sempre desisto de alguns objetivos no início ou assim que estes dão o primeiro sinal de fracasso .-. , já tentei mudar várias vezes, continuo tentando, voltei e parei com a psicoterapia ... e assim a vida segue. 

Espero voltar a postar com uma certa frequência, mesmo que mínima. Hoje é o último dia das férias ... sim, estive de férias e não consegui produzir um post se quer aqui pro blog (mil desculpas)... mas nesses últimos dias de férias, apesar de saber que dar conta de 9 matérias não será exatamente uma tarefa fácil eu fui tomada por um certo ânimo, infelizmente esse ânimo passa rápido as vezes, vamos esperar que não aconteça isso \o . Voltei a sonhar, planejar ... enfim. VOLTEI (:

Espero conseguir retribuir as visitas e ver vocês por aqui sempre!
Beijos.

4 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*