Resenha: Ratos

fevereiro 28, 2014 Literoscópio 10 Comments

Olá leitores, hoje vim falar sobre um livro que terminei há mais de uma semana, mas que simplesmente não encontrava palavras para falar sobre a leitura. Ratos foge a maioria dos livros que tem sido lançados, que são romances água com açúcar, ele traz uma realidade dura, cruel e às vezes chega a parecer loucura aquilo que estamos lendo.

Ratos
Gordon Reece
Intrínseca 
240 páginas
Sinopse: Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.

A sinopse já fala bastante sobre a história, então vou me concentrar um pouco mais nas sensações que o livro traz ... No início já ficamos chocados com o bullyng que Shelley sofre no colégio, que começa com ofensas verbais e parte para agressões físicas sérias, que levam a menina e a mãe a se mudarem para uma casa bem afastada da cidade, e é lá que Shelley continua seus estudos. A mãe de Shelley e daquelas mulheres que não reagem aos maus tratos do chefe, não luta pelos seus direitos, apesar de ser formada em Direito, trabalha mais do que qualquer um e recebe menos que as secretárias. 

Apesar dos diversos problemas, mãe e filha estão seguindo e reconstruindo suas vidas no chalé madressilva até que "um gato invade sua toca". No dia do aniversário de 16 anos de Shelley um ladrão invade a casa e é aqui que o limite dela é testado, quando coisa ruim uma pessoa pode aguentar sem tomar nenhuma atitude a respeito?

Acho que revelar mais do que isso tiraria um pouco da graça, das surpresas que o enredo traz, só posso dizer que nos surpreendemos a cada página e mesmo que mãe e filha façam coisas "ilegais" , eu particularmente, consigo entender o que as motivou e não as culpei nem as julguei em nenhum minuto, além de trazer reflexões sobre a vida e o enredo em si, acabei pensando a respeito de meus próprios julgamentos.

Fitando o céu, eu gostava de imaginar que vivia em uma época mais simples e inocente - de preferência antes de surgirem os seres humanos, quando a Terra era um vasto paraíso verde e quando a crueldade de ferir apenas por puro prazer era completamente desconhecida.

10 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Playlist: Lugares

fevereiro 24, 2014 Literoscópio 8 Comments

Hey, hoje é dia de playlist :D , é a terceira que posto aqui no blog e a minha favorita até então, o tema desta é "lugares", ou seja, são músicas que citam cidades, estados, países ... também é a maior até agora e gosto de todas as músicas da lista, inclusive as de sertanejo :P , espero que aproveitem e gostem também! Beijos e boa semana.


8 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Parceria: Juan Vargas

fevereiro 22, 2014 Literoscópio 4 Comments

Hey! Hoje vim falar de uma parceria que foi firmada há um tempinho, mas que ainda não tinha saído em post por aqui, espero que se interessem pelo autor e pela obra, e voltem para ler a resenha em breve! Beijos

Morfangnor - A Era dos Demônios

Sinopse: 

Seguir – ou não – os conselhos de um arcanjo, o qual se propõe a guiá-lo nos preceitos de uma antiga profecia.
Em sua trajetória de treinamento físico e mental, o jovem ferreiro encontra um sentimento dentro de si, há muito esquecido e suplantado por seu desejo de vingança. O amor.Incerto sobre o que o futuro lhe trará, Nikkon segue seu caminho sem o apoio daqueles em quem confiava.
Buscando encontrar sozinho seu derradeiro destino, se defronta com o demônio Möhrus, contudo é frente à iminente destruição que se dá conta de que o único sentimento que o mantém vivo é também aquele que poderá levá-lo a destruir seu próprio mundo.

Autor:
Praticante de tiro com arco e leitor ávido de romances históricos e literaturas fantásticas, JUAN VARGAS ROSSANO deu início a seu primeiro romance aos quatorze anos de idade. Pós-Graduando em Formação de Escritores e formado em Computação Gráfica, é um aficcionado pelo universo medieval, o que se reflete em sua grande coleção de artigos militares antigos.

4 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Fique Por Dentro: Escala Educacional

fevereiro 20, 2014 Literoscópio 8 Comments

Oi pessoal, vocês com certeza conhecem a Editora Escala Educacional, hoje vim trazer dois títulos com lançamento confirmado, vale a pensa dar uma conferida!



8 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Sessão Pipoca: Frozen - Uma Aventura Congelante

fevereiro 19, 2014 Literoscópio 9 Comments


Olá, hoje eu trago o primeiro post de uma nova sessão aqui do blog que visa falar de filmes, ainda não sei com que frequência farei isso, mas para o primeiro post da sessão pipoca não podia trazer outra coisa se não o filme Frozen que assisti há alguns dias e me apaixonei perdidamente por essa animação da qual só li coisas boas a respeito, quando terminei de assistir eu já queria assistir de novo. Vou tentar comentar as coisas que mais me encantaram no filme.


Sinopse: Elsa, filha mais velha do rei e da rainha de Arendelle, nasceu com a capacidade mágica de criar gelo e neve. Um dia, enquanto brincava com a irmã Anna, ela acidentalmente a machuca. Então Elsa esconde-se de todos para aprender a controlar seus poderes até o dia de sua coroação. Após acidentalmente condenar o reino a um inverno eterno, ela foge e auto-exila-se num castelo de gelo. Agora cabe a Anna e Kristoff, um destemido homem da montanha, partirem numa jornada para trazerem Elsa de volta a Arendelle e reverterem o inverno em verão. Wikipédia

A sinopse acima foi a melhor que encontrei, mas deixa de comentar detalhes como: Elsa torna-se rainha assim que se torna maior de idade, já que seus pais faleceram em uma viagem. Anna teve as memórias alteradas quando foi decidido que Elsa viveria em reclusão para aprender a controlar os seus poderes e nunca entendeu porque a irmã passara a ignorá-la de uma hora para outra.

O meu personagem favorito e acredito que da maioria das pessoas que assistiu o filme é o Olaf, um boneco de neve muito fofo, que as irmãs construiam juntas quando brincavam e que ganha vida quando Elsa traz o inverno a todo reino, ele acaba se tornando amigo de Anna e ajudando muito a garota. Olaf tem um sonho muito peculiar, conhecer o verão e sentir sua neve na areia quente da praia, ele narra isso de forma tão fofa e inocente que tu não consegue não se encantar. Aliás, ele é cheio de falas fofas e inocentes.


Gostei muito da visão de amor verdadeiro mostrada do filme. As imagens, os cenários e as músicas são impecáveis. Outro personagem encantador é Sven uma rena que acompanha Kristoff desde a infância.

Demorei para postar algo sobre o filme, pois simplesmente não acho que nada que eu escrevesse faria jus ao filme, aliás, ainda acho isso, mas não podia deixar de comentar essa animação linda. Vale a pena assistir, pois nela encontramos amizade, amor, inocência, força, em fim, tornou-se um de meus filmes favoritos!

A principal música do filme é Let It Go e trouxe para vocês um vídeo que um amigo compartilhou recentemente no facebook e que gostei muito, que é a música em 25 línguas, na sequência, conseguiram sincronizar tudo muito bem e ficou tri \o , espero que gostem também!


9 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Resenha: Extraordinário

fevereiro 19, 2014 Literoscópio 16 Comments

Oi pessoal! Esse fim de semana iniciei e terminei a leitura de um livro que entrou para o rank dos favoritos, desde que soube do lançamento eu queria lê-lo, mas fui adiando a compra até que a Saraiva colocou um preço muito bom e pude tê-lo em minhas mãos, foi uma leitura melhor do que eu esperava, ou talvez, simplesmente, tão boa quanto eu sabia que seria. O fato é que já vou começar essa resenha dizendo: Vocês precisam ler este livro.

Extraordinário
R. J. Palacio
Intrínseca
320 páginas
Ela me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça,
- Eu é que agradeço Auggie - respondeu ela
- Pelo quê?
- Por tudo que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurou em meu ouvido:
- Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.
August Pullman é um garoto extraordinário. Quando nasceu os médicos não acreditavam que ele sobreviveria, no entanto, ele sobreviveu, passou por diversas cirurgias e por isso nunca pode ir a escola, sua mãe o ensinava em casa, porém, prestes a iniciar o quinto ano e sem previsão de novas cirurgias pelos próximos tempos, seus pais resolvem que é hora de August frequentar uma escola normal, no início o garoto não quer, mas acaba aceitando o desafio e é aqui que começa o principal de nossa jornada, todas as dificuldades que um garoto com o rosto deformado irá enfrentar, as amizades, inimizades e reviravoltas dessa história tornam o livro simplesmente perfeito.

Os capítulos são bem curtinhos então tu quer ler "só mais um" e quando vê já está na metade, lê um pouquinho mais e acabou e tu já sente aquela saudade. Uma coisa muito legal no livro é que ele é dividido em partes e cada parte é narrada por uma pessoa, a primeira é pelo próprio August, a segunda por sua irmã Via, depois tem partes narradas por amigos e novamente pelo August, isso torna tudo mais interessante, pois não só vemos as dificuldade do ponto de vista do Auggie, como daqueles que o cercam e o amam.


Na primeira parte August nem mesmo se descreve, apenas diz que é muito feio e que mesmo que ele fizesse uma descrição de seu rosto, seria ainda pior ... Conforme vamos vendo no livro, o rosto de Auggie realmente causa espanto nas pessoas, mas o importante é ignorar esse espanto inicial, que pode sim ocorrer e colocar a gentileza e a personalidade das pessoas em primeiro lugar. Nesse livro vemos um garoto com uma "deformação" física bem chamativa, mas o bullyng e outras coisas que aparecem no enredo, podem acontecer com qualquer pessoa considerada diferente e eu acho que esse livro serve de alerta pra isso. Para lembrar que temos de ser mais tolerantes, mais autocríticos, mais gentis e simplesmente "não julgar um livro menino pela capa cara".

Eu me apaixonei pelo August, não só por ver o menino divertido e forte que ele é, mas também porque ele adora Star Wars e lê bastante, durante o enredo Auggie está lendo O Hobbit e também As Crônicas de Nárnia, como não gostar de alguém assim? *-*

Vocês já leram? O que acharam?

16 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

O que há de novo?!

fevereiro 18, 2014 Literoscópio 2 Comments

Oi pessoal, hoje eu vim mostrar o que há de novo na minha estante e na vida de viciada em papelaria, é a segunda "caixinha de correio" do blog e fiz em vídeo, espero que assistam, gostem e comentem!


Livros citados no vídeo:
1 - A Vivência de Clarisse (resenha)
2 - O Bisturi de Ouro (resenha)
3 - Se Arrependimento Matasse(resenha)
4 - Máscara
5 - Ratos
6 - Extraordinário
7 - Em Busca de WondLa
8 - O Senhor da Luz (resenha)

Papelaria:
Agenda da Natura

Sonetos citados:
Psicologia de um Vencido - Augusto dos Anjos
Fanatismo - Florbela Espanca

Música de abertura:
Tutti Frutti - Elvis Presley

2 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Ciência Sem Fronteiras e estudantes que não falam inglês!

fevereiro 17, 2014 Literoscópio 8 Comments

Oi pessoal, passando rapidinho pra compartilhar ESSA matéria que achei realmente interessante e relevante, eu mesma, infelizmente, não sou fluente em inglês, diria que sei o básico para sobreviver em uma viagem, mas não o suficiente para estudar e morar no exterior, o pior é que inglês é uma língua mais do que obrigatória hoje em dia, o ideal seria que falássemos inglês E mais uma ou duas ou mais línguas ... meu ensino de inglês na escola, foi muito fraco, não dão a devida importância e na Universidade então, nem mesmo tive de ler artigos em inglês (por enquanto). Quem acompanha o blog sabe que estive na Alemanha por uma semana, lá eu me virei com meu inglês (básico) e todos com quem falei sabiam a língua, e olha que estive em uma cidade pequena não apenas na "cidade grande". Fica o alerta e a dica, inclusive para mim.

De acordo com uma matéria da Folha que saiu neste domingo, há um número considerável de bolsistas que corre o risco de ter de voltar ao Brasil sem ter feito o curso pretendido porque não conseguiu proficiência na língua.
Isso acontece principalmente com os bolsistas que estavam em Portugal e Espanha e foram realocados para países como Estados Unidos, Canadá e Austrália. Eles correspondem a 15% do total de bolsistas.

Outra matéria relacionada!

8 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Playlist: Músicas em Alemão!

fevereiro 17, 2014 Literoscópio 11 Comments

Oi pessoal, hoje vim trazer a segunda playlist do blog :3 , como muitos já devem saber eu AMO escutar música em outras línguas, cheguei a aprender a gostar de estilos que antes não gostava muito ou nem conhecia só pra ouvir em outro idioma, pois realmente gosto muito disso, mas, minha língua favorita e que eu infelizmente ainda não aprendi, só algumas palavras e os números é o alemão e por isso a playlist de hoje traz músicas nessa língua que tanto gosto. Tentei pegar músicas de diferentes estilos, embora eu goste de todas estas, sei que não irão agradar a todos os ouvidos, mesmo assim, espero que apreciem ao menos alguma, não deixem de dizer o que acharam! Beijos.

 

P.S: Como vocês devem ter percebido dessa vez eu não fiz a lista no 8tracks, embora eu ache o site muito legal, eu não estava achando quase nenhuma música que eu queria por lá e muitas eu não tenho no pc para fazer upload, então usei o Grooveshark que também é muito bom :D

11 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Novo Layout + Resultado do Sorteio!

fevereiro 16, 2014 Literoscópio 10 Comments

Olá leitores e visitantes de primeira viagem :D , como aqueles que visitam o Moniitorando com frequência devem ter percebido o blog está de cara nova, investi um pouquinho no blog e encomendei esse layout super fofo, mantendo corujas que são uma coisa pela qual sou apaixonada (e que, como todos sabem, representa a sabedoria) ... e a cor azul do fundo que gosto bastante, mas tentei deixar o blog com uma cara um pouco mais "profissional" , algumas coisas ainda estão sendo editadas, como a página de parceiros, mas em breve tudo deve estar funcionando!

Mas, vamos ao que todos devem estar querendo haha o resultado do sorteio do Livro 501 Escritores + Mimos!


a Rafflecopter giveaway

Parabéns Pedro Augusto !

O prêmio será enviado em até 30 dias (ou depois se a greve dos correios persisitir), ao enviar eu passarei o código de rastreio ao ganhador, não me responsabilizo por extravios do correio!  

10 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

1° aniversário do Moniitorando!

fevereiro 15, 2014 Literoscópio 4 Comments

Oi pessoal, hoje o blog completa 1 ano *-* , infelizmente eu estarei viajando e como não sei se terei acesso a internet tive de deixar esse post programado =/ , mas não podia deixar passar em branco. 


Já tive tantos blogs, mas sempre desanimava e acabava deletando e depois de um tempo começava tudo de novo, eu tenho uma certa dificuldade em manter/terminar coisas que começo e por isso esse primeiro ano de blog significa muito pra mim. Significa vencer, cumprir uma meta, pois 1 ano atrás eu prometi a mim mesma que mesmo que eu ficasse desanimada, mesmo que não tivesse nenhum leitor eu iria continuar com o blog, eu poderia até ficar um mês sem postar, mas uma hora eu iria voltar e foi isso que fiz! Aliás, eu sempre quis que o blog crescesse e dessa vez eu vi minha dedicação render frutos, vários autores se tornaram parceiros do Moniitorando, também conquistei alguns leitores fiéis e amigos por aqui e isso com certeza ajudou a me manter nesse desafio que é ter um blog. Espero escrever muitos posts mais de aniversário para este blog e que vocês continuem me acompanhando! 

Para comemorar esse primeiro aniversário eu lancei um sorteio \o\ , o resultado deveria sair hoje, mas pela viagem eu irei adiar o resultado para amanhã, boa sorte a todos! Beijos.

4 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Resenha: Se Arrependimento Matasse

fevereiro 12, 2014 Literoscópio 11 Comments


Se Arrependimento Matasse
Alma Cervantes
Novo Século 
246 páginas

É um bom livro para quem gosta do gênero suspense policial. Uma coisa que considero essencial para um livro desse tipo ser bom é a presença de personagens que pareçam suspeitos e não são, bem como personagens que não parecem suspeitos e justamente por isso tu acaba suspeitando deles, personagens neutros, etc, e nós encontramos uma variedade de personagens no livro.

A história toda se passa num hotel e os personagens principais são três amigos Alice, Alex e Rebeca que resolvem se encontrar depois de muito tempo sem se falar, no hotel dos pais do Alex para por a conversa em dia. Porém, na primeira noite, não muito depois do jantar quando todos estão prestes a dormir o cozinheiro é encontrado morto. A partir daí é só tensão, afinal, todos são suspeitos. 

Frederica, a última pessoa a se hospedar no hotel aquela noite, chegando pouco depois do início do jantar, assume a situação e começa um interrogatório, apesar de muitos considerarem a mulher suspeita, colaboram respondendo a todas as suas perguntas, já que esta parecia saber o que estava fazendo e sabia impor respeito. Embora esses capítulos tivessem tudo para serem monótonos o autor consegue levar bem a situação, deixando a curiosidade no ar durante toda leitura e nos brindando realmente com um desfecho surpreendente. 

O livro não é muito grande então dá pra ler bem rapidinho e vale a pena viu. Sem contar que a diagramação é bem feita. A capa preta simples é bastante condizente com o enredo e na parte de trás uma faca com sangue, que achei bem divertida (me lembrou Hitchcock).

11 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Tangos e Tragédias

fevereiro 10, 2014 Literoscópio 3 Comments

É engraçado, quando uma pessoa morre todos começam a falar sobre ela .-. , não sei dizer se acho isso bom ou ruim, mas o fato é que a morte de Nico Nocolaiewski me fez lembrar e querer compartilhar um pouco do Tangos e Tragédias.

As músicas são hilárias e inteligentes, sem contar a caracterização dos integrantes que contribui demais para a excelência do espetáculo. Infelizmente não os vi pessoalmente e agora, mesmo que veja, não será a mesma coisa sem o Nico, mas fica aqui a dica e os vídeos para matar a vontade e saudade. 

As informações abaixo foram retiradas do site Tangos e Tragédias.

Tangos & Tragédias é um espetáculo que reúne música, humor, teatro e muita interação com o público. Os recursos cênicos são garantidos pela ficção construída em torno dos dois personagens: o Maestro Plestkaya (Nico Nicolaiewsky) e o violinista Kraunus Sang (Hique Gomez).

Artistas vindos de um país imaginário chamado Sbørnia (Sbørnia do Sul, para ser mais exato), eles executam ao longo de uma hora e meia de espetáculo músicas do folclore sbørniano, canções brasileiras e sucessos da música internacional.
 
Tudo passando pelo filtro da comicidade, da teatralidade. Esses são os ingredientes que fazem Tangos & Tragédias agradar diferentes plateias e faixas etárias.

É um espetáculo universal pelo seu despojamento e por tratar com humor os grandes temas como o amor impossível, a dor-de-cotovelo e outras tragédias do ser humano.
 
 
 


 Não deixem de ouvir O Drama de Angélica, é muito bom!

3 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Parceria: Marcelo Mússuri

fevereiro 09, 2014 Literoscópio 8 Comments

Oi pessoal, é sempre um prazer vir aqui anunciar uma nova parceria, sinto que o trabalho do blog tem sido reconhecido, bem como é uma honra divulgar a literatura nacional que vem me encantado mais e mais a cada dia. A última parceria firmada pelo blog é com o autor Marcelo Mússuri, vamos saber um pouco mais sobre ele e sua obra?  ;* 


O Autor
Marcelo Mússuri é carioca radicado na Bahia, pai de quatro meninos e apaixonado por história militar desde a infância. Numa tranquila manhã de domingo, sua esposa perguntou puxando assunto enquanto preparavam o café: "Se você tivesse a chance, o que realmente gostaria de fazer pelo resto de sua vida? Esqueça seus 36 anos e me diga o que faria se tivesse apenas 16!", concluiu com um sorriso. "Quero ser escritor". Desse dia em diante começou a escrever a trilogia Calicute e não parou mais.  SITE DO AUTOR
 
A Obra  
A Casa de Avis - Primeiro Volume da Trilogia Calicute


Jaime, filho do Duque de Bragança, o homem mais rico e influente de Portugal, tem apenas seis anos quando o pai é condenado à morte e degolado na praça de Évora. Após ser obrigado a assistir a execução, é enviado ao estaleiro da cidade de Lagos, para ser esquecido e desaparecer definitivamente.  O menino resiste e se junta a um pequeno grupo de carpinteiros naquela extenuante rotina de trabalho. Até que uma doença devastadora aniquila a tripulação das caravelas destinadas a cruzar o extremo sul do mundo em busca do caminho para as Índias. O ano era 1488 de Nosso Senhor Jesus Cristo, e Jaime não poderia imaginar que sua vida estaria intrinsecamente ligada à maior aventura de sua nação. Apoiado em verdades históricas, esse romance de tirar o fôlego, desvenda os segredos das intrincadas relações de poder na Corte portuguesa no final do século XV, as sangrentas batalhas medievais, as ordens religiosas e seu extraordinário poderio militar, as fantásticas viagens oceânicas, seus perigos, desastres e a promessa de fortunas inimagináveis. FACEBOOK

8 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

PlayList :3

fevereiro 08, 2014 Literoscópio 4 Comments

Oi pessoal! Resolvi que a partir de hoje, uma vez na semana (ainda estou escolhendo o dia) trarei playlists para vocês, para começar bem criei uma com músicas que tem em seu nome e/ou letra os dias da semana :P , acabei descobrindo muitas músicas que não conhecia ainda e relembrando outras, como criei a lista no 8track também teve algumas músicas que não encontrei para colocar na lista =/  , mas as 9 músicas escolhidas ficaram bem legais, espero que gostem, deixem seus comentários! ;*


1 – Someday I’ll Be Sarturday Night – Bon Jovi
2 – Ruby Tuesday – Scorpions
3 – Jueves – La Oreja de Van Gogh
4 – Friday I’m In Love – The Cure
5 – Sunday Bloody Sunday – U2
6 – Tuesday’s Gone – Lynyrd Skynyrd
7 – Sunday Morning – Maroon 5
8 -  Saturday Night’s Alright (For Fighting) – Elton John
9 – Monday, Monday – The Mamas and Papas
 

4 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Resenha: O Senhor da Luz

fevereiro 07, 2014 Literoscópio 5 Comments

O Senhor da Luz 
Graciele Ruiz 
317 páginas
Novo Século

Sinopse

Lícia se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes.

Comentário

Se você, como eu, gosta de história de fantasia como Eragon, Harry Potter, dentre outras, posso apostar que vai amar esse livro.  

Dathariun, o segundo menor planeta da galáxia de Drânia é constituído por nove continentes, cada um habitado por um clã diferente e cada clã com seu poder específico, Kan por exemplo é um clã que domina o ar, Akinus o fogo e assim por diante. Além dos dois clãs citados temos também: Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia.

Quando comecei a ler O Senhor da Luz, a sinopse já havia me conquistado, porém admito que nas primeiras páginas eu pensei, será que vou conseguir entender esse mundo? Como lembrar esses nomes complicados dos continentes e personagens? Será que a autora consegue levar a história de forma a me prender e encantar? E a resposta é SIM. Ao longo do livro eu já me sinto bem mais próxima de alguns clãs, já conheço os nomes e quando terminei de ler eu só consegui pensar "Por que os autores escrevem sagas e nos deixam assim, ansiosos pelos próximos livros?" 

Neste primeiro livro da Saga de Dathariun, Lícia (do clã Kan) começa sua busca pelas outras chaves (ver sinopse), sem saber como encontrar os guardiões, sem a mínima ideia dos perigos que a esperavam e que ela não era a única atrás dos guardiões. Ela sai de sua cidade em direção a Danka, cidade portuária de Kan, onde passa a noite na taverna de Tolki, um antigo amigo de seu avô, de lá ela iria atravessar o mar e então o deserto para chegar a Akinus, mas nesse percurso ela já encontra os primeiros obstáculos e por sorte os primeiro amigos, o povo de Dilke (muitos duvidam da existência desse povo que vive no subterrâneo sem nunca ver o sol), eles resgatam e abrigam Lícia e acabam por fornecer informações de muita importância para sua jornada. Por exemplo, que os guardiões da chave são pessoas de bom coração e também a pista do provável guardião residente em Akinus.

A entrada em Akinus foi difícil e bem diferente do que ela poderia imaginar e as surpresas do destino continuavam, de certa forma, parecia que O Senhor da Luz e seu Avô estavam olhando por ela nessa busca. Aqui neste clã ela encontra a segunda chave e a perde, também luta pela primeira vez contra um espírito renegado chamado Talled (que ela descobre estar atrás das chaves para a feiticeira de Trayena), é também nesse clã que ela ganha uma companheira de viagem (ou melhor dois, Nahya e seu dragão Layer), várias outras coisas acontecem e os três tem de sair fugidos de Akinus. 

Após dias no mar, acabam achando uma ilha, onde recebem ajuda das fadas e seguem para o clã Guanten, onde sua estada é rápida e nada receptiva, de novo seguem viagem e chegam a Taon, onde são feitos prisioneiros e Lícia reencontra alguém que já havia cruzado seu caminho no início do livro. Aqui acontece mais algumas coisas que dão o final perfeito e que dá uma vontade enorme de ler o próximo livro, afinal, ainda tem alguns clãs para Lícia visitar.

Gente, isso é um resumo, bem resumido mesmo da estória, eu não gosto de revelar muitas coisas para não estragar a leitura de vocês, só posso dizer que é uma leitura muito legal, além de encontrarmos algumas criaturas já conhecidas da mitologia e outras estórias como os dragões, fadas, feiticeiros, etc, encontramos muita originalidade e particularidades de cada clã.

Tem um trecho que Talled precisa tomar sangue de unicórnio para se curar, o que me lembrou muito a cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal na qual Voldemort está se alimentando de sangue de unicórnio para ter uma sobrevida. Não sei se o sangue de unicórnio é utilizado com frequência em livros, mas gostei de vê-lo por aqui.

Acho que a resenha ficou um pouco grande, mas vale a pena ler e sentir o gostinho desse muno criado pela Graciele. Quero agradecer aqui a parceria com o blog, foi um prazer ler e poder ajudar a divulgar esse livro.

5 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Quotes: Cidades de Papel

fevereiro 04, 2014 Literoscópio 8 Comments



"Pelo menos carpei um diem."

"O que quero dizer é que as metáforas não são poucas. Mas você precisa ser cuidadoso ao escolher sua metáfora, porque ela faz diferença." 

Livro: Cidades de Papel
Autor: John Green

8 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Resenha: Cidades de Papel

fevereiro 02, 2014 Literoscópio 5 Comments

Cidades de Papel
John Green
Intrínseca 
361 páginas

Quentin tinha nove anos quando ao andar de bicicleta com sua vizinha (a criatura mais fantasticamente linda que Deus já havia criado) deparou-se com um homem morto debaixo de um carvalho no parque. Margot Roth Spiegelman ficou curiosa e como adorava histórias de suspense já imaginava o que poderia ter acontecido, Q. assustado só queria voltar para casa e contar para alguém o que tinham visto. Nessa mesma noite Margot aparece a noite em sua janela para contar o que havia descoberto sobre "o caso". 

Anos depois, Q. ainda nutria um amor platônico por Margot, ambos estavam no último ano do Ensino Médio, e Margot era popular, tinha um namorado e amigos populares, enquanto Quentin era amigo de Radar (cujos pais tem a maior coleção de papais noéis negros do mundo) e de Ben (dono do Pé na Cova, carro que eles utilizam bastante no livro).

Numa noite que devia ser como qualquer outra, Margo aparece na janela de Q. , como fez quando criança, porém toda camuflada o intimando a pegar a minivan de sua mãe e ser seu motorista e auxiliar num plano de 12 passos que ela bolara para se vingar de seu namorado que a estava traindo com sua suposta "melhor amiga". Quentin acaba topando e nessa noite/madrugada eles fazem coisas mirabolantes que Q. jamais imaginara fazer, inclusive invadir o Sea World.

Claro que depois disso nosso protagonista tem várias expectativas quando ao dia seguinte, será que Margot falaria com ele na escola? Será que voltariam a ser amigos? Será que ... ? Mas Margot não foi a escola naquele dia, nem no seguinte, nem no outro ... havia fugido de casa, coisa que já fizera outras vezes, porém deixou algumas pistas para Quentin encontrá-la, será que ele vai conseguir?

Bom, a partir daqui o livro trata dessa busca por Margot, Quentin segue várias pistas, não sabe se conseguirá encontrá-la e suspeita que se encontrar, será como aquele homem no parque há muitos anos atrás.

Dos três livros que li do autor, foi neste que encontrei mais ação. John Green consegue criar personagens (especialmente as femininas) muito interessantes, misteriosas, determinadas, diferentes, e Margot é uma dessas personagens, esse é um dos diferenciais dos livros deste aclamado autor, porém, devo admitir que o final não foi bem o que eu esperava e embora tenha sido bom, trazido várias reflexões e tudo o mais, eu fiquei um pouco decepcionada, mas nada que tenha estragado a leitura.

Não costumo atribuir notas para os livro que leio, considero uma tarefa deveras difícil, mas diria que John Green é no gênero que ele escreve um autor 5 estrelas e diria que Cidades de Papel é um livro de 4 estrelas e meia :P

Sobre edição e diagramação, excelente, como costuma ser o trabalho da editora intrínseca.

5 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Parceria: Rodrigo Barbom

fevereiro 01, 2014 Literoscópio 8 Comments


E para começar o mês de fevereiro com o pé direito. Vamos conhecer um pouco sobre o autor Rodrigo Barbom, parceiro do blog? ;*



É professor efetivo de Língua Inglesa pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Formado em Letras pela Faceres (São José do Rio Preto) e em Teologia pela SBE (Araçatuba), busca sempre harmonizar seus conhecimentos adquiridos na realização de seu principal sonho: escrever livros. Procura utilizar, de forma consciente, todos os recursos literários aprendidos na formação superior em seus textos, sem deixar de aplicar altas doses de criatividade. Acredita que a Literatura pode transformar a mente e que a vida sem a ficção não passaria de uma luta fria pela sobrevivência.


O primeiro livro do Rodrigo se chama "Os Guadis - No Reino das Máscaras" e é o primeiro de uma trilogia, mais um livro que será resenhado aqui no blog.

8 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*