13 maio 2014

5 Dicas de Organização e Estudo


1 – Otimize e organize seu tempo.

Todos sabem que um dia tem 24 horas e é importante para quem quer ter bom rendimento nos estudos, principalmente se a pessoa tem outras responsabilidades como trabalho ou cuidar da casa que ela se organize muito bem. Procure fazer uma tabela diária de suas tarefas, colocando aquelas coisas que você precisa fazer todos os dias, (impreterivelmente) nesta tabela, veja quanto tempo deverá ser dedicado a essas tarefas. Não se esqueça de incluir o tempo mínimo que você gostaria de dormir (afinal, isso também é deveras importante para repor as energias e continuar em busca dos bons resultados).  Inclua nessas tarefas um tempo mínimo de estudo diário, duas horas, por exemplo, para revisar o que foi visto em aula naquele dia e também pelo menos uma hora para o lazer. E com o tempo restante você pode fazer aquelas tarefas menos importantes, relaxar mais um pouco, assistir um filme, mas aproveite também para adiantar alguma tarefa do dia seguinte se possível. Nunca se esqueça de ter algum tempo livre para imprevistos, afinal, como o nome diz, não sabemos quando eles vão acontecer, mas podemos estar um pouco preparados para eles.

Essa dica é básica e recorrente, mas é muito importante e se encaixa nesse tópico, se você gosta de ler ou tem que organizar uma festa, por exemplo, aproveite aquele tempo ocioso no ônibus para fazer isso.

2 – Estabeleça prioridades.


Coloquei essa dica separada, mas tem muito a ver com a primeira. É fácil falar, mas não tão fácil colocar em prática, porém uma organização diária não pode ser pensada levando em conta apenas o dia em questão embora isso seja um pouco contraditório. É importante pensar que coisas que eu farei hoje e me trarão recompensas e farão com que eu me sinta bem em longo prazo, evitando assim um monte de atividades momentaneamente prazerosas, mas que só nos farão perder tempo. O que não significa de forma alguma que não podemos nos dar ao luxo de relaxar de vez em quando.


3 – Faça uma coisa de cada vez.

Quem nunca abriu uma página da internet para fazer uma pesquisa e resolveu “dar uma olhadinha no face” ? Gente isso atrapalha muito, principalmente se estivermos fazendo uma pesquisa de estudo, sei o quanto é difícil resistir a tentação, mas se estiver estudando evite fazer outra coisa, assim como se estiver navegando por lazer evite olhar coisas de estudo, se achar algum link interessante de estudo, salve e deixe pra ver depois, na hora certa.

4 – Ter um lugar específico e organizado para o estudo.

Eu tenho uma escrivaninha, mas deixo tanta coisa em cima dela, é notebook, televisão, livros, materiais da faculdade e isso acaba atrapalhando na hora do estudo. Essa dica eu mesma preciso aprender a seguir, se você gosta de uma “bagunça organizada” tudo bem, mas deixe sempre um espaço livre, em uma mesa, em local arejado, para a hora do estudo.



5 – Materiais para organização.

Tenha uma agenda, caderninho de anotações ou até mesmo uma planilha no computador para planejar seu dia. Tenha também vários post-its, eu sou louca por eles, além de serem úteis para marcar páginas importantes em livros e no caderno, fazer alguma anotação extra, você pode espalhá-los pela casa para lembrar-se dos compromissos.

E, se você assim como eu é louco por artigos de papelaria e tem condições de comprá-los, tenha canetas coloridas, marca textos variados, cadernos bonitinhos, pois isso também dá um ânimo a mais na hora de estudar.

P.S: Um caderno bonitinho, não precisa ser um caderno caro, mas sim um que tenha a sua cara. 

E, uma última observação, leia dicas e use aquilo que for realmente útil e aplicável a sua vida, sempre elabore seus próprios meios de organização, afinal cada um se sai melhor de uma maneira, estas são dicas gerais que acredito, possam ser utilizadas por quase todo mundo.

Espero que essa dica ajuda ao menos um dos leitores. Vocês tem alguma outra? Seguem uma rotina? Conseguem ser organizados?

3 comentários:

  1. Ótimas dicas, Mônica! Quando eu estava estudando pro vestibular, provavelmente seguia todas essas dicas: tinha uma rotina de estudos, me organizava, não deixava tudo bagunçado... Agora na faculdade, que é realmente importante, é outra história hehehehe

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Quando eu estava no Ensino Médio conseguia me organizar direitinho (isso foi até o ano passado), mas agora que estou parada por um momento, estou ficando bem desorganizada =/ Tomara que na faculdade eu consiga voltar a me organizar!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Acompanhe-me no face:

Quem Escreve?

Mônica. Gaúcha, 22 anos, apaixonada por livros, línguas estrangeiras, corujas e pessoas criativas. Futura professora de Espanhol, ama compartilhar suas experiências e devaneios no blog.

Comments

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *