Resenha: Jogos Vorazes #10

abril 17, 2013 Literoscópio 5 Comments

Pessoal, li este livro ano passado e trago um comentário a respeito! Espero que gostem (: 


Livro: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins 
Páginas: 400 
Editora: Rocco 

Jogos Vorazes é uma Trilogia ... e o nome do primeiro livro da mesma. 
Esta resenha é sobre o primeiro livro.


CONTRA CAPA:

MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA.
NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE.
 QUE OS JOGOS VORAZES COMECEM.



COMENTÁRIO:

A América do Norte não existe mais ... e em seu lugar está um país chamado Panem, constituído por 12 distritos e a Capital que controla todos eles com mão de ferro. Outrora havia mais um distrito em Panem, porém devido a uma rebelião esse distrito fora destruído e  para mostrar para os 12 restantes quem é que manda, todo ano ocorre um tipo de Reality Show chamado Jogos Vorazes. 

Os jogos funcionam da seguinte maneira: Duas pessoas, um menino e uma menina entre 12 e 18 anos de cada distrito é sorteado no 'dia da colheita' ... levados para Capital onde passam por uma semana de treinamento e depois são jogados em uma arena onde tem de matar um ao outro ... e o último sobrevivente vence.

Não quero revelar muito sobre o enredo ... mas preciso fazer uma breve apresentação da personagem principal. 

Katniss vive com sua irmã Prim e a mãe no Distrito 12 ... após a morte de seu pai, devido a negligência da mãe, foi obrigada a manter a família e para isso passou a caçar (ilegalmente) na floresta, onde conheceu e se tornou amiga de Gale. 

No dia da Colheita, Prim foi a sorteada para participar dos Jogos Vorazes, porém Katniss se oferece para ir em seu lugar, devido ao grande amor que sente pela irmã ... o menino sorteado se chama Peeta (filho do padeiro) ... e é principalmente em torno desses dois que a história acontece!

Há tempos que o vencedor dos jogos não pertence ao Distrito 12, o Distrito mais marginalizado de Panem ... mas quem sabe esse as coisas não mudem um pouco?!

- Quando comecei a ler o livro, já havia lido diversas resenhas, todas elogiando muito a trilogia ... mesmo assim não esperava que a leitura fosse me prender tanto, mas ... Jogos Vorazes me prendeu, a leitura flui muito rapidamente, a história te fisga de tal forma que quando você se dá por conta já terminou a leitura e está ávido pelo próximo livro!

Você encontra brutalidade na arena dos jogos, mas principalmente fora dela, na forma como as pessoas são subjugadas ... você encontra personagens muito maduros para sua idade, e são assim pela necessidade de sobrevivência ... você encontra 12 Distritos e como em qualquer mundo existem os que são um pouco privilegiados e os muito miseráveis. Você encontra inteligência, sagacidade, orgulho, dúvidas, e em meio a morte, brigas e subjugo ... tem até espaço para um romance.


"Na Capital as pessoas fazem cirurgias para parecerem mais jovens e magras. No Distrito 12, parecer velho significa muito mais uma conquista já que tantas pessoas morrem cedo. Você vê uma pessoa velha e deseja logo congratulá-la pela longevidade, sente vontade de perguntar a ela o segredo da sobrevivência. Uma pessoa rechonchuda é invejada porque não está lá ralando como a maioria de nós. Mas aqui a coisa é diferente. Rugas não são desejáveis. Uma barriga pronunciada não é sinal de sucesso."  pág. 137

Provavelmente o livro não é perfeito ... mas a história é tão envolvente que acho difícil alguém notar algum defeito. 

Digo para vocês, leiam sem medo ... é praticamente impossível encontrar alguém que mergulhe nessa leitura fantástica e não saia satisfeito!

5 comentários:

  1. Amo, amo, amo! Concordo com você, quando eu comecei a ler não conseguia parar, é uma espécie de vício!

    Adorei a resenha.

    Bjs, Raquel.

    morethanaworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive coragem de ler este livro, mais já me falaram coisas super positivas sobre ele, quando me der coragem eu leio, rsrs. Agora com sua resenha deu vontade de ler!! =DD

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme e fiquei muito afim de ler os livros. Um dia eu faço isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu esperava mais distopia no primeiro livro, conhecer mais a sociedade, mas ele foca mais nos jogos mesmo. Então não gostei muito, só dei quatro estrelas porque o final foi muito bacana, hauhua.
    Poréém, o segundo livro trouxe o que eu queria e fiquei feliz em ser teimosa, hauhua.

    Quanto ao Nicholas Sparks, eu tenho uma dica melhor pra quando vc quiser uma história de amor (como eu queria quando li): A História de um Casamento, de Andrew Sean Greer. É lindo e muito menos clichê! hauhau

    Beijos!
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse livro e amooooo ♥

    Beijos,
    http://dezessetedesejos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*