Resenha: Orgulho e Preconceito #11

maio 03, 2013 Literoscópio 3 Comments


Jane Austen nasceu na Inglaterra em 1775 e viveu até os 41 anos de idade. Embora suas obras tenham sido escritas há mais de dois séculos, encanta leitores até hoje. Sempre abordando os temas: amor e casamento, com cenários inspirados no meio em que vivia. 


O primeiro e único livro (por enquanto) que li da autora é Orgulho e Preconceito. Quem quiser saber mais sobre a escritora, suas obras e as pessoas que se inspiram nela até hoje, recomendo que visite o site: http://janeausten.com.br/ , um dos melhores sites sobre o assunto (em minha opinião). 

# Orgulho e Preconceito: 

A primeira edição do livro foi publicada em 1813, a que eu li em 2011 pela editora : Edições BestBolso (Grupo Editorial Record).
"No meio em que Jane Austen circulava, a única forma de uma mulher se tornar independente dos pais era através do casamento. O trabalho, mesmo para homens, devia ser evitado sempre que possível e, quando duas pessoas sem fortuna decidiam se casar apenas por estarem apaixonadas, ninguém achava a menor graça."  
Júlia Romeu, trecho do prefácio "Um Pedacinho de Marfim".

"A chegada de um jovem solteiro e rico à vila de Longbourn causa um grande alvoroço na família Bennet, cujas cinco filhas - a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia - foram criadas com um único propósito na vida: encontrar um bom marido ....


... Além de uma das mais comoventes histórias de amor já escritas, é uma brilhante comédia de costumes da sociedade de seu tempo. A plena compreensão do mundo feminino e o domínio da forma e da ironia fizeram de Jane Austen uma das mais notáveis e influentes escritoras de sua época..." 
Contracapa da edição citada acima.


 Orgulho e Preconceito teve várias adaptações para as telinhas. Eu assisti mais ou menos 50 vezes o filme lançado em 2005 com os atores: Keira Knightley e Matthew MacFadyen e assisti uma vez a série de 1995 com o ator Colin Firth, antes de ler o livro ... sou simplesmente  apaixonada por essas duas adaptações, mas confesso que tive receio de ler o livro, pois histórias que narram o cotidiano de pessoas "comuns" (entenda: um livro sem "magia", poderes especiais ...) e que viviam na Inglaterra do séc. XVII não são tão atraentes a primeira vista, mas quando comecei  ler, me encantei com a semelhança das adaptações televisivas (claro que o livro é mais rico em detalhes e o final também um pouco diferente, mas nada que me decepcionasse com o filme e a série), esta edição de bolso tem 392 páginas que foram devoradas e adoradas. Uma das coisas que mais gosto na história é que apesar de ser uma história de amor, não acontece de os personagens estarem conscientes disso desde o princípio, e ficarem tentando ficar juntos e enfrentando todo mundo ... é um amor  que surge sutilmente, e os personagens demoram a perceber (claro que encontram dificuldades no caminho ...) anyway, não vou falar muito pra não estragar. 
É um dos meus livros favoritos e recomendo a todos. 

3 comentários:

  1. É uma bela história,não li o livro,mas assisti o filme.Adoro cenários de época.Vou ter que ler também pois pela resenha parece uma leitura que prende e toca a alma.Parabéns Mônica.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Jane Austen, não sei porque achei parecido com James Joyce, sendo que não há nada parecido, só o fato de ser romancistas. Interessei - me em ler, gosto de coisas antiga, amor e preconceito, parece-me uma boa opção ;)))

    ResponderExcluir
  3. Môni *-*
    Obrigada por passar lá no blog!!!
    Bom, sou super fã de pride and prejudice
    Mr. Darcy é um sonho de consumo ^^

    Eu li Mansfield Park, da Jane, mas Orgulho e Preconceito continua sendo meu favorito!

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*