Resenha: Extraordinário

fevereiro 19, 2014 Literoscópio 16 Comments

Oi pessoal! Esse fim de semana iniciei e terminei a leitura de um livro que entrou para o rank dos favoritos, desde que soube do lançamento eu queria lê-lo, mas fui adiando a compra até que a Saraiva colocou um preço muito bom e pude tê-lo em minhas mãos, foi uma leitura melhor do que eu esperava, ou talvez, simplesmente, tão boa quanto eu sabia que seria. O fato é que já vou começar essa resenha dizendo: Vocês precisam ler este livro.

Extraordinário
R. J. Palacio
Intrínseca
320 páginas
Ela me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça,
- Eu é que agradeço Auggie - respondeu ela
- Pelo quê?
- Por tudo que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurou em meu ouvido:
- Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.
August Pullman é um garoto extraordinário. Quando nasceu os médicos não acreditavam que ele sobreviveria, no entanto, ele sobreviveu, passou por diversas cirurgias e por isso nunca pode ir a escola, sua mãe o ensinava em casa, porém, prestes a iniciar o quinto ano e sem previsão de novas cirurgias pelos próximos tempos, seus pais resolvem que é hora de August frequentar uma escola normal, no início o garoto não quer, mas acaba aceitando o desafio e é aqui que começa o principal de nossa jornada, todas as dificuldades que um garoto com o rosto deformado irá enfrentar, as amizades, inimizades e reviravoltas dessa história tornam o livro simplesmente perfeito.

Os capítulos são bem curtinhos então tu quer ler "só mais um" e quando vê já está na metade, lê um pouquinho mais e acabou e tu já sente aquela saudade. Uma coisa muito legal no livro é que ele é dividido em partes e cada parte é narrada por uma pessoa, a primeira é pelo próprio August, a segunda por sua irmã Via, depois tem partes narradas por amigos e novamente pelo August, isso torna tudo mais interessante, pois não só vemos as dificuldade do ponto de vista do Auggie, como daqueles que o cercam e o amam.


Na primeira parte August nem mesmo se descreve, apenas diz que é muito feio e que mesmo que ele fizesse uma descrição de seu rosto, seria ainda pior ... Conforme vamos vendo no livro, o rosto de Auggie realmente causa espanto nas pessoas, mas o importante é ignorar esse espanto inicial, que pode sim ocorrer e colocar a gentileza e a personalidade das pessoas em primeiro lugar. Nesse livro vemos um garoto com uma "deformação" física bem chamativa, mas o bullyng e outras coisas que aparecem no enredo, podem acontecer com qualquer pessoa considerada diferente e eu acho que esse livro serve de alerta pra isso. Para lembrar que temos de ser mais tolerantes, mais autocríticos, mais gentis e simplesmente "não julgar um livro menino pela capa cara".

Eu me apaixonei pelo August, não só por ver o menino divertido e forte que ele é, mas também porque ele adora Star Wars e lê bastante, durante o enredo Auggie está lendo O Hobbit e também As Crônicas de Nárnia, como não gostar de alguém assim? *-*

Vocês já leram? O que acharam?

16 comentários:

  1. Nossa esse livro parece ser lindo, mas como sou manteiga derretida sei que vou chorar o livro todo rsrs. Parabéns pela resenha.
    Bjos
    http://www.amomuitolivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, é possível Lorraine, eu não cheguei a chorar, mas o livro inteiro dá chance a isso ;*

      Excluir
  2. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, e fiquei com muita vontade de ler.
    Adorei a resenha.
    bjs!
    http://divalogia.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li A culpa é das estrelas, e gosto muito do John Green, rs. Pretendo ler esse aí, quando eu tive rum tempinho, pois estou lendo Crônicas de Gelo e Fogo, e toma muito tempo kk. Beijos.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, eu tenho que tomar coragem pra ler As Crônicas de Gelo e Fogo... também gosto muito do John Green, mas esse livro da R. J. Palacio me ganhou mais do que os dele, acredita? Mas recomendo muito a leitura! ;*

      Excluir
  4. Oi querida.

    Já li o livro sim, e amei, amei, amei. Incrível como uma criança pode nos ensinar tanto. Auggie me surpreendeu por sua força, e a história me ganhou por ser tão real.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Opa! Depois que li a resenha do livro resolvi comprar. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, fico feliz e espero que goste do livro :D , recomendo muito mesmo, depois me diz o que achou! Bjs

      Excluir
  6. Já li esse livro e ele é realmente apaixonante >< Lindo mesmo <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Consegui esse livro com a capa antiga que eu gosto mais e ele ta na minha estante esperando a vez dele de ser lido. Espero fazer isso ainda este ano, porque só leio coisas boas dele e quero me encantar com o Auggie também. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, eu também preferia a capa antiga, ainda fico em dúvida, mas depois que me encantei com a história acabei pensando menos na capa rsrs, leia assim que possível, sério :D
      beijos

      Excluir
  8. a minha capa é igual a essa, e eu to ansiosa pra ler esse livro. <3
    acho que independente de qual capa seja, todas as edições estão especialmente lindas.
    e sem falar no conteúdo do livro... um super beijo.

    http://blogcookiecookie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando lançou esse livro, não dei muita bola e nunca senti vontade de ler ele. Até agora. Ultimamente eu criei um desejo súbito de lê-lo e sua resenha só aumentou minha vontade. Achei interessante o fato de ser separado em partes, dando a oportunidade de vermos a opinião de outras pessoas sobre a historia.Blog Fan page  → Grupo de divulgaçãoGrupo do blog

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com muita vontade de ler :)

    princesamaloka.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*