Falando sobre Cirurgia Bariátrica

dezembro 06, 2014 Literoscópio 3 Comments

Oi pesoal, fiz um post falando que irei fazer a cirurgia bariátrica e recebi um comentário pedindo para falar um pouco mais sobre o processo pré e pós cirurgia, por isso estou começando uma série sobre o assunto. É importante ressaltar que aqui vou relatar o que eu passei e coisas que encontrei em minhas pesquisas, então, sempre procurem a opinião de um profissional da saúde.

1º PassoInformar-se. A primeira coisa que fiz quando a ideia da cirurgia passou pela minha cabeça foi recorrer ao mestre Google. Nele eu encontrei vários blogs, vários vídeos e notícias que foram muito importantes, pois com eles eu vi tanto lados positivos quanto lados negativos da cirurgia, vi todas as mudança que estão implicadas com a tomada dessa decisão. Vi também notícias de cirurgias que não deram certo, pessoas que vieram a óbito, outras que não mudaram a cabeça e voltaram a engordar até mais do que antes. Então esse primeiro passo é decisivo, pra ti ver se está disposto e se acha que és capaz de encarar essa jornada. Aqui também entra a questão de procurar saber se seu plano cobre a cirurgia e coisas do tipo.

2º Passo: Conversar com a família. No meu caso, conversei com a minha mãe sobre a ideia e ela apoiou, com o pai eu demorei um pouco mais para comentar, foi uma conversa rápida, mas ele também não falou nada contra. Quanto ao restante a família, tios, avós ... eu preferi não incluir no início dessa decisão, apesar da família ser muito importante, sabemos que cada um tem sua opinião e eu já teria todo apoio da mãe e dos médicos, acho que muita gente acabaria mais atrapalhando do que ajudando. 

3º Passo: Procurar um médico. Depois de se informar um pouco por conta própria e falar com a família é hora de ver se tu realmente se encaixa no perfil para cirurgia. Mas, que médico procurar primeiro? Como faço tratamento com psiquiatra e o laudo psiquiátrico é necessário foi a primeira profissional da saúde com quem conversei, após saber que ela achava que no quesito psicológico eu estava liberada e era indicada, procurei uma endócrino e só depois fui conversar com o cirurgião de fato, o qual me pediu alguns exames e laudos de outros médicos. Os exames e laudos variam de médico para médico e de plano de saúde para plano. 

Bom pessoal, esses são os primeiros passos, a partir daqui é um longo período de exames e busca pela liberação do plano de saúde. Em breve trago mais informações sobre o assunto.

3 comentários:

  1. Sei que Deus está sempre ao seu lado. A cirurgia será um sucesso. Te amo. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte, Mônica.
    Força. Tu és linda, e se assim decidisse, torço por ti.
    Desejo que corra tudo bem.
    bjuuuuuu :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*