Eu assisti: Para Sempre Alice

março 22, 2015 Literoscópio 17 Comments


Oi pessoal, desde a primeira vez que ouvi falar no filme Para Sempre Alice, fiquei bem curiosa, não estava enganada em esperar uma grande história. E desde já dou um destaque para a grande atuação de Julianne Moore (excelente). O enredo é baseado no livro, de mesmo nome, da autora Lisa Genova, ainda não li, mas fiquei com muita vontade. 
Sinopse: A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alic.e com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.
Um pouco sobre Alzheimer: "O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação." FONTE

Alice é jovem, tem 50 anos, é uma excelente professora, com livros publicados, na área de linguística, tem o hábito de correr (aparentemente leva uma vida saudável) e é diagnosticada com Alzheimer precoce, uma condição genética, que ela herdou de seu pai e pode ter passado a seus filhos. 

Como é dito no filme, quem tem alzheimer, domina a "arte de perder", começa perdendo algum objeto, esquecendo onde está, vai perdendo lembranças recentes e depois as de longo prazo também, até começar a esquecer seus filhos, marido, e ela mesma. O filme Para Sempre Alice, me emocionou muito em diversos momentos, pois captura muito bem todo processo de uma pessoa com Alzheimer, as dificuldade que surgem para família e o inferno que vai se tornando a vida do portador da doença. 

Para Sempre Alice retratou muito bem a evolução e cotidiano de uma pessoa com Alzheimer, o único "porém", é que Alice era de uma família com boa condição financeira o que certamente tornou tudo menos pior. 

Já assistiram ao filme? O que acharam? Recomendo 100% 
Beijos 



17 comentários:

  1. Estou querendo muito ver o filme e adorei a resenha era o que procurava.

    http://www.eriikaleao.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico feliz que tenha gostado :D , assista sim, não vai se arrepender ^^

      Excluir
  2. Essa atriz é realmente fantástica.
    Eu não sabia desse filme, na verdade nunca assisti filme que alguém tem essa doença, não gosto muito de filme que retrata a doença de alguém, até hoje o única que vi foi A Culpa é Das Estrelas, quer dizer, nem vi, só li, mas aquelas partes em que o Gus vai piorando me mata, e eu começo a chorar por nada. Será que vou fica assim quando ver esse filme?
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lunii, obrigada pela visita. Eu já assisti vários filmes com doenças, com câncer é mais comum, tem um com a Anne Hataway que é sobre Parkinson, todos lindos e tristes =/ ... Eu acho que tu iria chorar sim, fiquei lacrimejando vários momentos, queria citar duas cenas que seriam um grande spoiler, haha, mas vale a pena ver apesar do clima mais "pesado". :*

      Excluir
  3. Oi, mônica!

    Eu quero muito assistir esse filme! Sua resenha sobre ele ficou ótima, aliás gostei do seu blog, tem muita resenha legal pra ler aqui! (:

    http://somosculturalistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maisa, muito obrigada pelo comentários, volte sempre <3

      Excluir
  4. Teu blog está maravilhoso! Suas últimas postagens então, se superando... Te amo filha. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca ouvi falar desse filme. Fiquei encantada com o contexto da história e já até anotei no meu caderno para assistir depois. Adoro histórias assim, genteee!!! *-*
    Um beijo
    Yasmim Gil
    www.cirandadeflores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin, obrigada pela visita, depois me diz o que achou do filme :*

      Excluir
  6. Quero muito assistir esse filme! Vou baixar ele ♥
    Adorei o blog!
    Beijos,
    http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não curto muito drama pois fico muito agitada (me fragiliza demais), só que ouvi falar tanto deste filme que fiquei interessada em ver.

    www.hipermetropiafashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale a pena assistir, ajuda a entender melhor o que acontece com essa pessoas (e como algumas sentem vergonha da doença) .-. bjs

      Excluir
  8. Eu quero muito assistir esse filme ... e agora, quero ainda mais!! :)

    Obrigada pelo post ... Super explicadinho ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mônica! Como vai?
    ~Seu blog é LIN-DO, ahazou~
    Estou assistindo a Para Sempre Alice agora, é a segunda ou terceira vez e AMO esse filme. Sério. Sou apaixonada por ele e pela atuação da Julianne - mereceu o Oscar, mereceu a vida -; até a atuação da Kristen-não-tenho-expressão ficou boa, fora a parte do teatro dela que eu odiei. A história é realmente muito tocante, muito, muito, muito. Não sei o porquê, mas sempre estudei bastante sobre o Alzheimer e tudo o mais, era o tema que eu sempre escolhia para os meus trabalhos escolares. É algo tão... triste. Sofredor, mesmo que a pessoa lute. Não é só ela que sente, mas todas as pessoas ao seu redor. Se eu que sou desastrada como sou já surto por esquecer onde coloquei o pano de limpar pó, o que eu faço sempre, não consigo nem imaginar a frustração de alguém que tem a doença. O filme é maravilhoso, com certeza um dos meus preferidos na vida, e também quero muito ler o livro <333
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Monica!
    Assisti o filme há poucos dias e gostei muito. Julianne Moore está maravilhosa (mereceu finalmente ganhar seu Oscar). Em tempos em que o 3D tomou conta e o aspecto visual dos filmes tem ganhado mais destaque em detrimento dos roteiros, como é bom ver um filme que foca nos sentimentos dos personagens!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*