Resenha: Os Espiões #7

março 18, 2013 Literoscópio 5 Comments

Olá leitores! Venho dizer que infelizmente devo ficar sem postar durante essa semana. Estarei viajando, talvez apareça por aqui de vez em quando, comente em alguns blogs, mas dificilmente irei conseguir postar alguma coisa. Semana que vem eu estou de volta.

Antes de ir, deixo vocês com esta resenha:

Hoje venho falar sobre um livro do autor brasileiro (e gaúcho como eu \o )  Luis Fernando Veríssimo, acredito que ele não seja novidade para ninguém (quem nunca leu deve ao menos ter ouvido falar).

O livro em questão é "Os Espiões" , primeira obra do autor que eu li na íntegra e durante a leitura me veio aquele pensamento "Por que cargas d'água eu não li nada desse cara antes?"

Quem me emprestou o livro foi o Guilherme, que tem inclusive um autógrafo.

Os Espiões
Editora: Objetiva (Alfaguara)
Páginas: 144

"Formei-me em Letras e na bebida busco esquecer."


SINOPSE:

"Ainda se curando da ressaca do final de semana, na manhã de uma terça-feira, o funcionário de uma pequena editora recebe um envelope branco, endereçado com letra cursiva. Por pouco ele não o lançou direto para o lixo. Frustrado na vida profissional, desiludido com as mulheres, esse infeliz funcionário não costuma ter boa vontade com a humanidade. Mas algo chama sua atenção, a escrita trêmula, a florzinha no lugar do pingo do i - e assim o envelope pousa em sua vida como um pássaro perdido.

Dentro, as primeiras páginas de um livro de confissões escrito por uma certa Ariadne, que promete contar sua história com um amante secreto e depois se suicidar. 

Mas quem é Ariadne? Na mitologia grega, a filha de Minos, rei de Creta, ajuda Teseu a sair do labirinto depois de ele matar o Minotauro. Em Os Espiões, Luis Fernando Verissimo, um dos autores de humor mais criativos e respeitados do país, cria uma Ariadne às avessas, que vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar, os deliciosos e risíveis espiões deste livro."

Mais um livro lido esse ano que me agradou bastante. Recomendo a todos.
O livro é pequeno, e os capítulos curtos (o que como já comentei, adoro). Eu li em dois dias, mas é o tipo de livro que se lê em "uma sentada", o livro mistura mistério e humor ... com mais mistério do que humor devo dizer,  o autor nos prende, nos deixa curiosos pelo final da história. Gostei de tudo.

Não sei se pelo fato de a história se passar no Brasil, e ainda por cima no Rio Grande do Sul, mas de certa forma eu me senti mais parte da história do que em alguns livros estrangeiros ou que se passam no exterior (o que faz sentido né? .-. )

Se você já leu diga o que achou, se não leu, ficou curioso?

;*


5 comentários:

  1. Eu não li ainda =( na verdade sempre quis mais não achei, minha cidade é muuito pequena e é impossível
    ter uma livraria, mais vou procurar. achei interessante.

    ResponderExcluir
  2. A Alfaguara é de fato, maravilhosa. Todos os livros dela são muito bem traduzidos. Vale muito a pena.
    Só sinto falta por aqui da Companhia das Letras.

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    agora me atentei que nunca li nada do autor. Gostei da indicação, irei adiconar no skoob.

    beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre leio as crônicas do Veríssimo no jornal, mas acredita que nunca li um livro dele? Me foi super recomendado esses Os Espiões, e sua resenha só me fez ter mais vontade de ler.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Faz muito sentido! haha
    Adoro o Veríssimo, mas li poucos livros dele na íntegra também, acho que só dois. Mas com as crônicas acho que todo mundo já esbarrou, né?
    Espero poder ler em breve! Estou numa onda de ler livros menores pra compensar quando o ano ficar mais corrido, haha

    Beijos
    1
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*