"Foi o Vinte de Setembro/ O precursor da liberdade."

setembro 20, 2013 Literoscópio 3 Comments


Sempre achei que as verdadeiras paixões são aquelas que não conseguimos explicar, podemos até tentar mas jamais será possível demonstrar a dimensão do sentimento. Estamos sempre tentando, mas é algo do inconsciente que não pode ser externalizado.

Hoje, 20 de setembro é feriado no Rio Grande do Sul. Popularmente conhecido como "Dia do Gaúcho" pois marcou o início da Revolução Farroupilha, mas, não estou aqui para falar em História até porque (infelizmente) nunca fui a mais dedicada a essa disciplina. Vim apenas falar sobre paixões. 

"Meu coração é pequeno
Porque Deus me fez assim
O Rio Grande é bem maior
Mas cabe dentro de mim"

Algumas coisas que me alegram, me encantam ... e que não tem um porquê: livros, Alemanha, escrever, música e é claro meu Rio Grande do Sul. Talvez digam que é por ter nascido aqui que tenho esse sentimento pelo estado, mas ouso dizer que não, conheço pessoas que não são naturais daqui e também compartilham desse encantamento. Para tentar justificar eu poderia dizer que é o clima gaúcho, o chimarrão nos finais de tarde, bebida que acompanha os gaúchos até quando estes viajam para outros cantos do mundo. As músicas com letras bonitas e ritmo que deixa qualquer um com vontade de dançar o chamamé ou uma vanera. As roupas dos peões e das prendas... Mas não é nada disso e ao mesmo tempo é tudo isso. É como eu disse ... paixão. Pura e simplesmente.

Fica aqui um convite aos leitores. Venham conhecer o Rio Grande e tomar um mate. Fica aqui também minha manifestação de orgulho por ter nascido neste estado, que não é nem melhor nem pior que qualquer outro, é simplesmente a minha querência amada.

 

3 comentários:

  1. Amei suas palavras!!! Talvez o amor por esse chão seja genético *.* Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vim para cá quando tinha quatro aninhos e eu sempre me impressiono com essa paixão que os gaúchos tem por seu estado. Às vezes eu me incomodo com o bairrismo LOL, mas em geral é um sentimento tão bonito, tão bom ver um povo tendo orgulho da sua identidade, que me faz realmente apreciar e isto e claro, gostar daqui.
    A música que você postou é exatamente a música do vídeo que minha família gravou quando estávamos vindo para cá, de carro. Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor (':

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*