Saúde: Efeito Nocebo.

março 02, 2013 Literoscópio 1 Comments

Oi pessoal, estava lendo algumas matérias na área da saúde e resolvi fazer um "breve" comentário sobre uma delas por aqui!

Não sei o que vocês pensam a respeito disso, mas eu cada vez mais acredito que pensamento positivos atraem coisas positivas e isso pode refletir em nosso estado de saúde. Talvez vocês já pensassem assim, mas é sempre bom saber que o assunto é discutido e pesquisado na área médica.

Eu costumava ser uma pessoa bastante pessimista ... as vezes ainda sou ... mas, venho tentando trazer o otimismo e os pensamentos positivos para o meu dia a dia.


Quero deixar claro que o que foi dito acima é minha opinião e os trechos citados abaixo foram retirados desse link.

Nocebo e Placebo: 

"O termo nocebo, em latim, significa "fazer mal", enquanto placebo significa "agradar". Trata-se basicamente do mesmo efeito, só que um é negativo e o outro, positivo. Ambos afetam as pessoas no ponto que elas menos podem controlar: o subconsciente.
Um placebo gera a convicção de que o paciente será ajudado. Muitas vezes, um medicamento que não contém nenhuma substância ativa, como uma simples solução de água com açúcar, tem o mesmo efeito que um medicamento de verdade.
O efeito placebo foi estudado a fundo. Ao ser pesquisado na biblioteca virtual do Ministério de Saúde dos EUA, o termo aparece quase 160 mil vezes. Já nocebo aparece apenas 180 vezes. Na Alemanha, o efeito negativo começou a receber atenção somente nos últimos anos."


Um comentário:

  1. Adorei!! Muito bom, falar sobre saúde, uma leitura "saudável"?!! *.*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*