Sinal de Vida :P

junho 28, 2014 Literoscópio 3 Comments

Estava lendo um post no Blog da Companhia, e este microconto me chamou a atenção, resolvi compartilhá-lo (:


O rei secreto

Na cidade existe um rei secreto. Ninguém — exceto os guardiões — sabe quem é.
Nem ele mesmo sabe.
Pode ser um garí, um advogado criminalista, o chefe da estação ferroviária. Suas decisões mínimas são consideradas decisões de estado. Suas palavras casuais se convertem em sentenças. Sem sabê-lo, ordena castigos e execuções.
Imaginemos: acende um fósforo e ordena um incêndio. Acaricia um gato e é libertado um prisioneiro. Atira uma pedra e derrubam uma torre. Porém são exemplos que imaginamos sem certeza alguma. Quiçá não haja nenhuma relação entre seus atos casuais e suas consequências: acende um fósforo e derrubam uma torre.
A cada sete anos a conspiração triunfa e o rei é assassinado. Então se escolhe ao acaso outro rei qualquer: um médico, um equilibrista, um nome incomum na lista telefônica, alguém que passa, quem escreve isto, quem lê esta página.


Autor: Pablo De Santis

3 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Vale a pena conferir!

junho 15, 2014 Literoscópio 3 Comments

Hoje vim indicar duas revistas para vocês! Como já devem ter visto por aqui a Editora Escala Educacional é parceira do blog. Qual não é minha surpresa quando eu estou lendo as mais novas revistas que assinei e me dou conta que são da Escala? Sim gente, eu assinei pelo título e conteúdo e nem vi a editora D: hueuheu (não, esse post não tem relação com minha parceria, é apenas um comentário sobre as revistas mesmo).


Os títulos que assinei são: Língua Portuguesa e Psique, gostei muito das duas, bem ou mal, somos seres visuais e as revistas tem uma diagramação bem legal, são bem coloridas, ilustradas, sem deixar é claro de investir no seu conteúdo.


Como o nome diz, a primeira revista trata sobre nossa Língua Portuguesa, curiosidades, temáticas polêmicas, traz respostas e questionamentos também, fala sobre a educação ... enfim! Para quem é da área, para estudantes ou pessoas que simplesmente se interessam por conhecimento eu digo que vale a pena assinar. A revista é bimestral e a assinatura não é cara ;) 


Psique é uma revista com foco na psicologia e psiquiatria, bem interessante, tanto para pessoas da área quanto para leigos como eu. Essa revista é mensal se não me engano, mas eu assinei a Língua Portuguesa por dois anos e ganhei seis meses dessa junto, então não tenho certeza.

Na época da escola eu assinava duas revistas: Super Interessante e Aventuras na História, só que eu ia enrolando e o reusltado foram várias revistas não lidas guardadas por aqui, então dessa vez eu vou lendo assim que recebo pra evitar isso.

Alguém já conhece essas revistas? Ficou com vontade de conhecer? Recomenda alguma outra?  ;**

3 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Resenha: Crônicas da Surdez

junho 06, 2014 Literoscópio 3 Comments

"Na antropologia, tentamos tornar o estranho familiar e o familiar, estranho. É a isso que este livro se propõe." 

"Não vemos as coisas como elas são, vemos como nós somos." Anaïs Nin


Em primeiro lugar quero agradecer a Luciana que me indicou este livro. Luciana é amiga de meus pais desde que eu era bem pequena, hoje é colega de trabalho da Paula Pfeifer e sabendo que eu tenho um blog me falou deste livro que acabei comprando e adorando. 

O livro é curtinho e por ser bem prosaico a leitura flui naturalmente, quando tu se dá por conta já terminou.

Como o nome indica, o livro trata sobre a surdez, deficiência auditiva ou como quiser chamar. Com ele aprendi que a surdez é heterogênea. Ou seja, a visão que temos de que todos os surdos são mudos e que deficientes não podem galgar bons cargos em empresas é totalmente equivocada. O que nos falta é conhecimento sobre o assunto e adaptações.

"Não é o que nos acontece que importa , mas sim a maneira como reagimos a isso." Epiteto




A autora é uma surda oralizada, ou seja, que fala muito bem nossa língua, e não só a nossa como outras. Ela também nunca aprendeu libras, embora tenha iniciado um curso. É interessante ver como há um preconceito das pessoas surdas mudas que fazem uso de libras para com os surdos oralizados e/ou surdos que fazem uso de aparelhos auditivos. 

O livro é ótimo para vermos várias limitações que nosso país e nosso modo de pensar impõem a essas pessoas, que possuem necessidades diferentes da nossa, mas de forma alguma são menos capazes. Acho que todo professor deveria ler este livro para se sensibilizar e perceber algumas coisas que poderiam fazer para melhorar sua conduta, os gerentes de bancos, lojas em geral deveriam ler para entender que algumas adaptações se fazem necessárias e nem são adaptações difíceis de se realizar. Pessoas surdas, com alguma perda auditiva, que negam essa perda também deveriam ler para encontrar ânimo, dicas e abrir a mente para o assunto. E todas as outras pessoas para simplesmente conhecer. Afinal, conhecimento é tudo.



A autora Paula Pfeifer tem um blog com o mesmo nome do livro Crônicas da Surdez

3 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*

Everything Changes!

junho 01, 2014 Literoscópio 3 Comments

Antigamente eu jamais pensaria em me desfazer de meus livros, seja lá qual fosse, porém, antigamente eu não tinha tantos livros quanto tenho hoje, mesmo que eu ainda não tenha nem metade do que eu pretendo ter um dia ...! Mas, como tudo muda, eu aprendi a me desfazer de livros que comprei há tempos e não li ainda, ou daqueles que comprei num impulso porque estavam em promoção e que também não tem previsão de serem lidos por mim. O que eu faço com o dinheiro? Normalente invisto em novos livros que também correm o risco de serem vendidos. Nessas vendas e compras, é claro, há também aqueles que nunca serão vendidos, meus queridinhos de Tolkien, meu Sandman, dentre outros que lidos, não lidos, não relidos, parados há anos ou a dias, estarão sempre ali na minha estante. De vez em quando é preciso renovar. E dinheiro nao cai de arvore, então ...!

Nesse antes e depois nem tem taaanta diferença, pq o antes ainda é bem recente.

E vocês? São como a antiga Mônica ou como a nova? Gostam de renovar os livros ou apenar compram novos e nunca deixam os antigos irem? rs 

Beijos

3 comentários:

Obrigada pela visita, agora que já leu o post não deixe de dizer o que achou, críticas positivas e negativas ... sugestões ...! "Um blog se alimenta dos seus comentários". ;*